Translate this site into your language!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Martin Luther King salvou oprimidos e opressores, diz Obama! Presidente falou em homenagem aos 50 anos do discurso 'I have a dream'. Mas Obama alertou que o 'sonho' do ativista continua inacabado!

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (28) que o ativista negro Martin Luther King ofereceu salvação "aos oprimidos e aos opressores", em uma cerimônia para lembrar o discurso histórico "I have a dream", feito há 50 anos.

"Ele ofereceu um caminho de salvação para oprimidos e opressores. Suas palavras pertencem a todos os tempos, possuindo poder e profecia incomparáveis em nossa época", disse Obama nas escadarias do Lincoln Memorial, em Washington.

Mas Obama alertou que o "sonho" segue inacabado e "parece ainda mais difícil de alcançar", afirmando que a brecha racial persiste no país.

"A sombra da pobreza joga uma sombra sobre nossa juventude", disse.

O presidente americano disse que os "sacrifícios" de King e de seus companheiros', em defesa da igualdade racial e do emprego, não foram em vão, e, por isso, prestou homenagem a vários ativistas anônimos que lutaram pelos direitos civils naqueles anos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (28) em Washington (Foto: AP)
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (28) em Washington (Foto: AP)

Graças as suas atuações, "os conselhos municipais mudaram, os poderes legislativos dos estados mudaram, o Congresso mudou e, sim, em algum momento, até a Casa Branca mudou", disse Obama, referindo-se a sua própria eleição como presidente, em uma frase que desencadeou um apluaso as pessoas que se reuniram em grande número diante memorial, apesar de uma chuva fraca quase permanente em Washington.

Obama pronunciou seu discurso em um palanque montado no lugar exato onde King se dirigiu a mais de 250 mil pessoas provenientes de diversas regiões dos Estados Unidos, para expressar seu 'sonho' de uma sociedade em que as diversas comunidades vivessem em harmonia.

A fala de Luther King, em 28 de agosto de 1963, reuniu cerca de 250 mil pessoas e sua famosa frase "I have a dream" (Eu tenho um sonho) expressava seu desejo de ver as diferentes comunidades reconciliadas.

Estas palavras estão gravadas no lugar exato da escadaria em que King fez o seu discurso, antes da promulgação da legislação de direitos civis, em 1964 e 1965.

O texto de Luther King talvez seja "um dos cinco maiores discursos da história americana. As palavras que ele disse naquele momento - quando os desafios eram enormes -, a forma como ele alimentou as esperanças e os sonhos de uma geração inteira, na minha opinião, são incomparáveis", disse o presidente antes de discursar.

Fonte: G1

Tags: , ,

0 Responses to “Martin Luther King salvou oprimidos e opressores, diz Obama! Presidente falou em homenagem aos 50 anos do discurso 'I have a dream'. Mas Obama alertou que o 'sonho' do ativista continua inacabado!”

Postar um comentário

Comentários

Compartilhe essa informação!

Inscreva-se aqui

Inscreva-se gratuitamente neste site e receba todas as notícias diretamente em seu email

© 2013 Ieadesi Maranhão. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks