Translate this site into your language!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Morre o Pr. Manoel Constantino da Silva, Costinha, um dos pioneiros da AD no Maranhão!


O pastor Manoel Constantino da Silva, conhecido apenas como pastor Costinha foi chamado ao descanso eterno na manhã deste dia 27 de setembro de 2013. O pastor estava hospitalizado desde o último domingo  em Goiânia, onde residia com a sua família. Ele foi um dos mais dinâmicos e produtivos obreiros do Estado do Maranhão durante vários anos.  Nasceu no povoado Curador, então município de Presidente Dutra, MA, filho de José Pereira Lima e dona Luiza Alves da Silva, nascido no dia 16 de julho de 1939.  Casou-se com Maria José Santos Silva. Desta união nasceram 11 filhos. Em outubro de 1993 o pastor Costinha ficou viúvo e posteriormente contraiu seu segundo casamento com a Sra. Maria Alves de Araújo Silva de cuja união nasceu o filho Isaque Araújo Silva.

        Converteu-se ao evangelho de Cristo no dia 20 de abril de 1957 e foi batizado com o Espírito Santo no dia 5 de maio e em águas no dia 20 daquele mesmo mês e ano. No dia 1º de janeiro de 1963, foi consagrado diácono para servir em Bom Jardim e, no dia 7 de julho do mesmo ano, foi consagrado presbítero para servir na congregação de Águas Boas. No dia 29 de outubro de 1965, foi autorizado a exercer as funções do ministério do evangelho. Serviu, depois, à Igreja em Pindaré Mirim, sendo, no dia 16 de agosto de 1966, ordenado ao santo ministério. Em abril de 1968, foi transferido para o pastorado da igreja em Capinzal, onde iniciou a construção do novo templo da Assembleia de Deus naquela cidade. Em 1975, foi transferido para a igreja em Gonçalves Dias. Desde então, continuou servindo em diversos campos da convenção maranhense. 


        Além dos campos já citados pastoreou também a igreja em Codó, Itapecuru-Mirim, Santa Inês e Pedreiras.  Seu pastorado na igreja Assembleia de Deus em Santa Inês ocorreu entre os anos de 1985 e 1990. Neste período, tendo sido enviado pela Convenção estadual para pastorear a a igreja em Santa Inês, em substituição ao pastor Antônio Pedro Alves, o Pastor Costinha empreendeu diversos trabalhos, dentre eles a construção do templo no bairro Cohab, reativação da congregação em Barro Vermelho e organização das congregações em Juçaral do Capistrano, Olho D’gua dos Carneiros, Lages e Bambu. Prosseguiu dinamizando as ações evangelísticas da igreja, dando continuidade à construção do templo no bairro Sabbak  e outros já iniciados na administração anterior. Realizou grandes eventos evangelísticos trazendo à Santa Inês vários grandes pregadores, dentre eles o Pastor Gesiel Gomes, que era o maior pregador pentecostal do Brasil naqueles dias. Realizou na cidade de Santa Inês o 47º SENEP (seminário nacional de evangelismo pleno) sendo um dos maiores eventos da igreja naquela década. Organizou congressos de jovens e várias cruzadas evangelísticas, além de pregar incansavelmente o evangelho de Cristo Jesus em todas as congregações da Assembleia de Deus em Santa Inês. Ele havia substituído o pastor Antônio Pedro Alves. e foi substituído 

        No ano de 1990, o Pastor Manoel Constantino foi transferido para a Assembleia de Deus na cidade de Pedreiras, de onde foi desligado da CEADEMA (Convenção estadual das assembleias de Deus no estado do Maranhão) mudando-se para Goiânia, GO e, desde então, passou a exercer o ministério pastoral ligado à convenção da Assembleia de Deus de Madureira naquela cidade.

         Em dezembro de 2011, por sugestão do pastor Rayfran Batista da Silva, o pastor Costinha foi convidado para receber uma homenagem durante as comemorações dos 72 anos de existência da igreja Assembleia de Deus em Santa Inês. Na ocasião, fez uso da palavra expressando sua enorme alegria de voltar a esta cidade e rever um grande número de pessoas que considerava seus filhos na fé e no ministério. Recebeu da direção da igreja um diploma de honra ao mérito pelos relevantes trabalhos que prestou à mesma durante o seu tempo de pastorado nesta cidade.



        Pastor Manoel Constantino da Silva foi um exímio pregador, um dedicado ensinador da palavra de Deus e hábil ganhador de almas para Cristo Jesus. Recebeu jubilação de suas atividades pastorais em dezembro de 2012. Deixa saudades aos seus familiares, amigos e aos milhares de irmãos em Cristo que ajudou na fé nos estados do Maranhão e Goiás onde serviu a Deus e a sua obra. A igreja Assembleia de Deus em Santa Inês através de seu pastor, representando a diretoria e seus membros em geral, deseja expressar nesta síntese biográfica sua consternação e sua moção de pesar, desejando o conforto divino aos seus familiares na esperança da ressurreição dos redimidos (João 11.25,26; 1Ts 4.16,17) e que haja paz sobre a sua memória.






Por Pr. Rayfran Batista da Silva, Líder da Assembleia de Deus em Santa Inês,MA (27 de setembro de 2013).

Tags: ,

0 Responses to “Morre o Pr. Manoel Constantino da Silva, Costinha, um dos pioneiros da AD no Maranhão!”

Postar um comentário

Comentários

Compartilhe essa informação!

Inscreva-se aqui

Inscreva-se gratuitamente neste site e receba todas as notícias diretamente em seu email

© 2013 Ieadesi Maranhão. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks