Translate this site into your language!

sábado, 7 de setembro de 2013

Pastor Meton Soares! Conheça a biografia desse herói da fé!


Antonio Meton Soares, nasceu em 04 de junho de 1921, na cidade de Tamboril, no Estado do Ceará. Aceitou Jesus em 1945 na cidade de Pedro II (PI). Cearense, com 22 anos de idade, Meton Soares sai do Ceará e passa a morar no Estado do Piauí e no ano de 1950 vem embora para o Maranhão.

Pr. Meton Soares iniciou o seu ministério na então Água Branca, hoje a cidade de Vitorino Freire. Depois pastoreou as igrejas de Igarapé Grande, Caxias, Andirobal dos Crentes e atualmente Pio XII, Santa Inês e Pedreiras. Foi líder da Assembleia de Deus na cidade de Santa Inês, entre os anos de 1963 a 1970. Tendo sido transferido para a cidade de Pedreiras onde pastoreou até o ano de 1990, quando retornou à Santa Inês e permaneceu na direção geral da igreja até o dia 26 de dezembro de 2009, quando então, entregou oficialmente a liderança ao pastor Rayfran Batista da Silva.

Em suas muitas atividades pastorais Meton Soares assumiu também a presidência da CEADEMA (Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Maranhão) no início de 1996, sucedendo o pastor Estevam Ângelo de Souza e presidiu a mesma até dezembro de 1998. Atualmente o pastor Antonio Meton Soares é presidente de honra da Assembleia de Deus em Santa Inês e também da CEADEMA. 

Entrevista com Pr. Antonio Meton Soares
Por Gildenemyr L. Sousa em setembro de 2006

Presidente de Honra da CEADEMA abre o coração e conta como foi o início da maior igreja evangélica no Estado.

Muitos foram os bravos pioneiros que enfrentaram corajosamente dificuldades e privações sem imaginar que aquela Assembléia de Deus que construíam, em menos de 90 anos, seria a maior igreja evangélica do Estado. Foi neste espírito de pioneirismo e empreendorismo presente num passado difícil, porém, cheio de glórias, foi que começou nossa história. História, cujos heróis, na sua maioria, já se foram, mas uns poucos ainda estão por ai: tranqüilos, leves, serenos, marcados por vitórias e realizações, cujas marcas passam pouco perceptíveis aos olhos comuns. Porém, há um Deus cujos olhos são como chamas de fogo (Ap 2.18). E não há nada que passe despercebido de Seus olhos. Por isso mesmo, dá conta dos detalhes das coisas, das ações e, principalmente, das motivações dos homens. 

Mas, entre os pioneiros que ainda estão por ai: tranqüuilos, leves, serenos e com singular disposição, destacamos o inquebrável, o singular, o pastor Antonio Meton Soares. Um homem sem paralelo, pelo menos, por aqui por perto, não se vê igual. “Essa parte de saúde vem de Deus” – Afirma. Nascido em 04 de junho de 1921, na cidade de Tamboril, no Estado do Ceará. Ainda jovem, muda-se para o Piauí. Na cidade de Pedro II, torna-se mordomo da família Braga. Apesar dessa responsabilidade, adquire a fama de valente. Torna-se respeitado por sua destreza e força física. “Quando eu chegava a uma festa todo mundo se levantava com medo”. Certo dia, às 7 horas da noite, já no seu quarto pra dormir, começou a refletir na vida e no seu futuro próximo. Ao amanhecer, estava decidido em procurar uma jovem para se casar. No que lhe foi apresentada uma parenta da esposa de seu patrão. Surgindo em sua vida, dona Maria Eugênia, que lhe daria os filhos: Daniel, Samuel, Ester e Josué. Maria Eugênia toma parte de sua vida até 05 de outrubro de 1970, quando passa a estar com o Senhor. Casando em segunda núpcias, com dona Maria Leonarda de Sousa Soares, que lhe deu mais dois filhos: Josias e Antonio Meton Filho.

A cidade de Pedro II tornou-se palco de acontecimentos que terminaram por nortear o que seria o seu futuro. Em Pedro II, aprende a profissão de pintor e pedreiro. Também nesta cidade se dar o seu primeiro matrimônio. E, em Pedro II, no dia 12 de agosto de 1945, nasce outra vez na pessoa do Senhor Jesus Cristo. “O maior milagre que eu posso registrar é porque eu tinha o nome de valente. Aceitei a Jesus e não briguei mais... Isto foi um grande milagre!” – Resume.

Em 1950, chega ao Maranhão, precisamente em Água Branca (hoje Vitorino Freire). A partir daí, aproveitamos um texto escrito pelo próprio punho do saudoso pastor Estevam Ângelo de Souza: “Após auxiliar no trabalho do Senhor no Piauí, o pastor Antonio Meton Soares, mudou-se para o Maranhão, onde continuou auxiliando, sendo consagrado evangelista no dia 03 de março de 1955, para servir em Vitorino Freire, sob a direção do pastor Manoel Alves Ribeiro. Transferido, serviu depois às seguintes igrejas, nos seguintes lugares: Igarapé Grande, Guimarães. No dia 26 de novembro de 1960 foi ordenado ao Santo Ministério, na cidade de Vitorino Freire. Nessa ocasião foi transferido para o pastorado da igreja em Caxias. No ano seguinte foi transferido para Andirobal dos crentes, onde iniciou a construção do templo, deixando-o em fase de conclusão. Em 1963 foi transferido para Santa Inês, encontrando iniciado o templo sede daquela igreja, o concluiu. Em l970, foi transferido ao pastorado da igreja em Pedreiras, onde concluíra a construção do templo que estava iniciado, inaugurando-o em 19 de dezembro de l971. Nota: É casado em segunda núpcias, com dona Maria Leonarda de Sousa Soares.”

Incansável, possui o carisma dos heróis de verdade e a marca de um servo. Esta frase explica quem é o pastor Antonio Meton Soares. 84 anos, pastoreando pela segunda vez a igreja de Santa Inês, é responsável pela construção de quase 30 templos somente na cidade. Com disposição incomum, rebate a idéia de que já é hora de se aposentar. “Quando me falam em jubilação que eu não gosto. Não é comigo jubilação. Então quem tiver de olho na minha jubilação é melhor perder o assunto, quero morrer trabalhando!” declara veemente.


Tags: , , ,

1 Responses to “Pastor Meton Soares! Conheça a biografia desse herói da fé!”

Postar um comentário

Comentários

Compartilhe essa informação!

Inscreva-se aqui

Inscreva-se gratuitamente neste site e receba todas as notícias diretamente em seu email

© 2013 Ieadesi Maranhão. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks