Translate this site into your language!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

OS AGENTES DIVINOS E OS MEIOS DA SANTIFICAÇÃO - Pr Rayfran Batista


“O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).

INTRODUÇÃO
A vontade de Deus é que o seu povo seja santo. Desde o início da Bíblia aprendemos que Deus tem um plano específico para o seu povo na terra. E, este plano inclui a santificação, a separação para Deus e para a sua glória.

As palavras kadhosh, em hebraico, no Antigo Testamento e hágios, em grego, no Novo Testamento, são as mais utilizadas para o termo santificação e significam separação, dedicação e consagração a Deus. Aquele que nos chamou é santo e deseja que também sejamos santos para louvor da sua glória. Em sua primeira carta aos coríntios, Paulo fala desse chamado: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Co 1.2). Para atender plenamente a esse chamado e cumprirmos esse propósito, o próprio Deus é que toma a iniciativa de agir em nosso favor e providenciar os meios necessários a fim de podermos andar em santidade na sua santa presença (1 Ts 3.11-13; 5.24).

I - COMPREENDENDO A ABRANGÊNCIA DA SANTIFICAÇÃO
A Santificação envolve a tricotomia humana conforme 1 Ts 5.23, envolvendo portanto todas as áreas da nossa vida. A santificação é explicada no Novo Testamento como a nossa posição em Cristo pelo fato de sermos separados para Deus e para a sua glória. Esta posição torna-se evidente a partir do momento em que o crente recebe a salvação (1 Co 6.11). Mas encontra-se, também, o ensino claro de uma santificação progressiva que deveria ser real na vida de todos os crentes abrangendo, inclusive aspectos do seu dia a dia (1 Ts 4.3; 1Pe 1.15,16; Hb 12.14). E, finalmente o Novo Testamento mostraa eterna condição dos remidos na glória eterna de Deus. Este ensino fala de nossa condição futura no céu, quando seremos “confirmados em santidade” (1 Ts 3.13).

II - OS AGENTES DA SANTIFICAÇÃO
2.1. O Pai (Lv 20:7-8; 1 Ts 4.3,7);
2.2. O Filho (Hb 13.2; Jo 17:19);
2.3. O Espírito Santo (Rm 15.16; 2 Ts 2.13; 1 Pe 1.2). O Espírito Santo é o agente divino que produz a santificação interna na vida do cristão (1 Co 6.11; 2 Ts 2.12).

III - OS MEIOS DA SANTIFICAÇÃO
3.1. O Sangue de Cristo (1 Jo 1.7; Hb 13.12; 10.10).
3.2. A Palavra de Deus (Jo 17; 17; 5.26; Sl 119.9): Os cristãos são gerados e purificados pela Palavra de Deus (1 Pe 1.23). Pelo poder e influência da palavra de Deus, os cristãos assumem novos hábitos e costumes diferentes em sua nova vida (Tg 1.22-25).
3.3. A fé – Em At 15.9, lemos: “purificando o seu coração pela fé”. Na carta aos romanos dos capítulos 8 a 16, temos a santificação como produto e prática da fé em Cristo Jesus.
3.4. A oração (1 Tm 4.5; 1 Ts 5.17; Ef 6.18). Se a oração pode santificar até um determinado alimento, o que ela será capaz de fazer na vida de um cristão comprometido com Deus? Um escritor evangélico declarou que a santificação se distancia do crente que não ora, assim como um barquinho que se soltou do navio mãe.

CONCLUSÃO/APLICAÇÃO
Todo cristão deve agradecer a Deus por ser Ele mesmo o agente da santificação e por ter colocado à nossa disposição os meios necessários para vivê-la experimentalmente.Ela é essencial, pois, “sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Um conceituado escritor cristão, declarou que a palavra de Deus é um dos meios mais adequados para a prática da santificação no dia a dia do cristão. “O cristão deve ler a Bíblia para ser sábio, crer nela para ser salvo e, praticá-la para ser santo”.

Pr. Rayfran Batista da Silva. Assembleia de Deus em Santa Inês – MA. Em 26/01/2015.

Tags: , , ,

0 Responses to “OS AGENTES DIVINOS E OS MEIOS DA SANTIFICAÇÃO - Pr Rayfran Batista”

Postar um comentário

Comentários

Compartilhe essa informação!

Inscreva-se aqui

Inscreva-se gratuitamente neste site e receba todas as notícias diretamente em seu email

© 2013 Ieadesi Maranhão. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks